top of page
Buscar
  • Foto do escritorTati Fanti

Seja sem vergonha!


A feliz proprietária de um certificado de proficiência em alemão

Essa semana eu recebi o meu resultado oficial da prova de proficiência em alemão, um feito tão grande pra mim que eu compartilhei a foto com a minha nota em todas as redes sociais possíveis e imaginárias. Acho que foi a coisa mais difícil que eu me propus a fazer na vida, depois de ser mãe - claro. E foi vendo a reação (querida!) de pessoas com quem eu tenho pouco contato e com amigos próximos, que pensei: as pessoas deveriam ter menos vergonha de compartilhar seus sucessos.


Na primeira agência em que trabalhei como estagiária, aprendi a expressão "cacarejar" na comunicação. Esse cacarejar significava escrever para o cliente compartilhando os bons resultados que a agência entregou a ele naquela semana (ou até mesmo em um dia de resultado extraordinário). Por que cacarejar?


Porque a galinha faz um escândalo cada vez que coloca um ovo, gritando ao mundo o seu resultado.

Achei a analogia engraçada e nunca mais me esqueci desse conceito. Ou quase...


Depois que comecei a vida como empresária, parei por um tempo o meu cacarejar. Eu, logo eu, me sentia envergonhada em ficar compartilhando as conquistas. Talvez fosse um pouco de síndrome da impostora, talvez fosse uma sensação de "o mundo não quer saber do que eu conquistei". E sabe o que aconteceu? Eu percebi que as pessoas que buscavam a minha empresa para serem clientes dela simplesmente não sabiam do tamanho de nosso potencial porque....bem, porque eu escolhi me calar.


Chega disso. Chega disso pra mim e chega disso pra você também.

Não interessa se você que está me lendo agora tem uma empresa ou não; me interessa que você tem conquistas a serem mostradas ao mundo. Vale um novo cargo na empresa que você trabalha, a conquista de um título em um esporte que pratique ou até mesmo uma casa organizada depois de um dia de caos. Não sei o que pra você é uma conquista, mas eu sei que tem aqueles resultados que você se orgulha e que gostaria de mostrar ao mundo mas, talvez, tenha vergonha.


SEJA SEM VERGONHA! Vai lá, posta na internet, conta para as amigas no grupo de whatsapp, compartilha com os familiares. Mostre para o mundo daquilo que você é capaz. Cacareje.


E sabe o mais legal? Quando você perde a vergonha de brilhar, você permite que outras mulheres ao seu redor percam também essa vergonha. É o seu brilho que vai ajudar outra a brilhar também. E se a gente conseguir formar uma corrente de brilho, aí...ninguém segura mais a gente.


Então fica aqui nosso combinado: chegou a sua hora de gritar o mais alto que puder quando você botar o seu ovo!


Cocoricóóóóóóóóóó!!!


Um beijo e até a próxima carta pra você, Tati Fanti

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page