top of page
Buscar
  • Foto do escritorTati Fanti

Confie na sua intuição...e ganhe dinheiro com isso (ou pelo menos, não perca)



Eu adoro seriados. Para mim eles são a nova novela, com a tristeza de - por vezes - precisar esperar uma semana entre um episódio e outro. A paixão é antiga; quando eu era adolescente, costumava acompanhar (e gravar em uma fita de vídeo) todos os episódios de "Arquivo X". Eu era uma "eXcer" de carteirinha e fazia parte até de fã-clube (que hoje a vida moderna chama de "comunidade"). A vida seguiu, eu não me tornei agente do FBI e cá estou eu, na comunicação. Ainda amando seriados, como já te contei. "Scandal" foi um dos seriados que sofri quando acabou e que, sem nenhuma razão, comecei a assistir novamente este ano. Para quem não sabe, a idealizadora de "Scandal" é a mesma de Grey's Anatomy (que me fez ser formada em Medicina ao longo de 19 temporadas e, ansiosa, espero que a 20a entre logo no Disney+), Shonda Rhimes. O enredo agrada especialmente quem gosta do universo da negociação, da política e da comunicação. Olivia Pope é a pessoa à frente da Pope&Associates, um escritório especializado em gerenciamento de crises. Ao longo de suas temporadas, "Scandal" desenrola a história da protagonista que - ops - também é amante do Presidente dos Estados Unidos (um cara que a gente ama e odeia na mesma intensidade).


Uma das cenas mais interessantes é quando o time de Olivia está tentando dissuadi-la de seguir atendendo a um cliente e ela diz à sua equipe:


"Eu confio na minha intuição. Minha intuição me diz tudo aquilo que eu preciso saber".

Reza a lenda que essa frase "confie na sua intuição" veio de Judy Smith, a mulher que inspirou Shonda Rhimes a criar Olivia Pope. Se é verdade ou não, jamais saberemos. A verdade é que nós precisamos aprender a seguir mais a nossa intuição. Essa lição eu não demorei muito a entender depois que parti para a vida empreendedora. Até hoje, 12 anos depois de ter aberto a minha empresa de comunicação, seguir a minha intuição é o meu critério principal para aceitar ou não uma cliente dentro da Prima Donna.


Sempre fui muito boa em "ler pessoas". Até hoje, acredito eu, que seja essa minha melhor característica. Não me perguntem como funciona, mas eu tenho olhar treinado para olhar para uma marca, pessoal ou não, e saber se ela vai fazer sucesso. E aprendi que essa é a minha melhor ferramenta para selecionar as clientes que farão parte do time Prima Donna. Por quê? Porque as duas vezes em que eu passei por cima da minha intuição e fechei contratos por dinheiro, deu errado (claro...). A minha conclusão: não seguir a minha intuição me fez perder tempo e dinheiro. Não vou entrar aqui no mérito do que é intuição...eu mesma não sei explicar. Mas sei que todos nós temos determinadas percepções inexplicáveis que, muitas vezes, se revelam verdadeiras. Em alguns momentos quando seguimos essa percepção, temos um resultado positivo e outras, quando não seguimos, sofremos consequências negativas. Diante desse cenário, a pergunta:


Por que, então, não prestar mais atenção ao que vem de dentro da gente?

Essa "Carta Pra Você" da semana é um convite e um incentivo a olhar mais para o que vem de dentro de você. Sabe aquela vozinha que vem quando você se pergunta para qual caminho seguir? Ouça mais o que ela tem a te dizer.


Foi na ficção, mas facilmente poderia ter sido um conselho daquela pessoa que a gente confia demais: confie na sua intuição. Ela te diz tudo.


Um beijo e até a próxima carta,


Tati Fanti


12 visualizações0 comentário
bottom of page