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  • Foto do escritorTati Fanti

Fale bem ou fale mal, mas falem de mim?


Vale mesmo tudo para estar na boca do povo?

Quando a Madu era mais nova tinha o hábito de cantarolar pela casa. Ela cantava de tudo, inclusive músicas de gosto musical duvidoso. Uma dela era da Melody (sim, aquela que berra jurando que faz os falsetes da Mariah Carey) e a letra dizia "fale bem ou fale mal/mas fale de mim/eu não tenho culpa se você não é feliz" e hoje, quando sentei para escrever essa carta pra você me lembrei dela. Por quê? Para que você entenda que não é bem assim mais o modo de se fazer comunicação hoje em dia.


Essa semana o Burger King apresentou (e já retirou) sua nova campanha publicitária. Chamada "Exagero", a campanha tinha como personagem principal o ator Kid Bengala, conhecido por sua carreira na indústria de filmes para adultos (se é que você me entende). A ideia da propaganda era anunciar uma promoção da venda de dois lanches por R$25 e em uma das cenas o ator dizia que o lanche "é tão grande que não cabe na boca - uma vingança!" (se é que você me entende #2). Propaganda no ar e comentários aos baldes nas redes sociais da marca; a maioria dizia que a empresa havia ultrapassado todos os limites do aceitável e enquanto a minoria dava risada e parabenizava a empresa pela audácia. O caso é que a maioria foi mais barulhenta e a campanha saiu do ar. E o que você pode aprender com isso, afinal? "Fale bem ou fale mal, mas falem de mim" só funciona hoje na letra da música da Melody mesmo - e olhe lá! Hoje a comunicação vive uma nova era, completamente diferente da época passada: vivemos na era da Reputação e isso, minha amiga, significa que é melhor não falarem sobre você a falarem mal.


Reputação se constroi com carinho, com estratégia, com verdade. Reputação é aquilo que falam sobre você ou sobre a sua marca quando você não está presente. Reputação é um dos ativos mais importantes de uma empresa. E nessa era a polêmica não é mais uma estratégia inteligente de comunicação; ela é um suicídi0 empresarial.


Uma dica: cuide da sua imagem com zelo. Seja estratégica nas suas ações e nas suas palavras. Não queira vitrine por vitrine; queira vitrine por algo que te acrescente. Isso é construir bem a sua reputação e evitar crises.


E se as crises acontecerem? Isso é papo para outra carta, mas resumo com uma frase que gosto bastante e ouvi da Lara Nesteruk: "deixe que falem; só se assegure de que estejam soletrando seu nome corretamente".


Até a próxima! Tati Fanti

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